As interpolações no Corpus Juris Civilis

Wambert Gomes Di Lorenzo

Resumo


As interpolações no Corpus Juris Civilis de Justiniano. Eeste ensaio tem como objeto as interpolações efetuadas nos textos dos jurisconsultos clássicos na elaboração da mais importante obra da cultura jurídica ocidental. Dividido em duas partes: na primeira, apresenta fontes, método, contexto histórico de cada livro da codificação justinianeia e, também, apresenta como, por que e em que circunstâncias cada livro foi elaborado; na segunda, apresenta os métodos investigativos de identificação das prováveis interpolações feitas nos textos originais, a partir de alguns critérios: textual ou de comparação direta, histórico, lógico, lógico-jurídico, legislativo, sistemático, filológico ou linguístico, exegético e diplomático.

Palavras-chave


História do Direito; Direito Romano; Corpus Juris Civilis; Interpolações.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0100-9079

e-ISSN: 1984-7718


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS