A influência da mídia nas decisões do conselho de sentença

Flávio Cruz Prates, Neusa Felipim dos Anjos Tavares

Resumo


O presente estudo tem como objetivo abordar as peculiaridades e funções do Tribunal do Júri e a influência da mídia nas decisões do Conselho de Sentença. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Neste contexto, questiona-se: A repercussão pela mídia, no caso concreto, influi na decisão do Conselho de Sentença? Em resposta a esta questão observamos que a mídia pode sim interferir nas decisões do Conselho de Sentença. A mídia provoca reações nos promotores, advogados, jurados, testemunhas e pode levar a uma sentença errônea. Ao ser noticiados os crimes e atos judiciais é necessário que haja objetividade e os abusos praticados pela mídia devem ser condenados.

Palavras-chave


Júri e Mídia

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0100-9079

e-ISSN: 1984-7718


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS