O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola?

Juares da Silva Thiesen

Resumo


No presente artigo, inscrito como parte de uma pesquisa sobre política curricular em desen-
volvimento, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, discutem-se elementos do campo do currículo, originários dos debates dos simpósios ocorridos por ocasião do XV ENDIPE, realizado em Belo Horizonte, em abril de 2010. Tomando como mote as discussões das mesas sobre teoria curricular, políticas de currículo e currículo escolar e os textos dos simposistas, apontam-se e analisam-se as principais lacunas atualmente presentes no âmbito desses movimentos, destacando, sobretudo, aspectos de um possível descolamento do debate teórico do campo do currículo em relação à sua materialidade nos ambientes da escola. Além de identificar possíveis hiatos existentes nessa relação, discute-se o lugar das políticas curriculares e dos conteúdos escolares frente às atuais tensões que marcam o debate conceitual no âmbito das teorias crítica e pós-crítica de currículo.

Palavras-chave


currículo; escola; teoria curricular; conhecimento

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS