A educação matemática e a educação para a paz

Ruth Portanova

Resumo


O presente trabalho apresenta uma ligação da Matemática, ou da Educação Matemática, com a construção de um mundo de paz. A Matemática, assim como seus fundamentos e seus proble-mas, pretende contribuir para a construção de saberes e a Educação Matemática incentiva o aprender a aprender, destacando outros valores além do conteúdo matemático. Estudos e pesquisas estão sendo realizados nesse sentido, no Grupo de Estudos da Paz da PUCRS.
Descritores – Educação matemática; educação para a paz; cultura de paz.
ABSTRACT – This paper presents a relation between Mathematics, or Mathematical Education, with the construction of a world of peace. Mathematics, as well as its foundations and problems, intends to contribute for the construction of knowledge and Mathematical Education stimulate learning to learn, detaching other values beyond the mathematical content. Studies and research are being carried through in this direction, as the Group of Studies of Peace, at the PUCRS.
Key-words – Mathematics education; education for peace; peace culture.

Palavras-chave


Educação matemática; educação para a paz; cultura de paz

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS