A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios

Patrícia Krieger Grossi, Beatriz Gerhenson Aguinsky

Resumo


Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre avaliação de experiências voltadas para a construção da paz em oito escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. A análise dos dados partiu de entrevistas com professores participantes de uma capacitação em educação em valores através do Projeto VIVE - Vivendo Valores na Educação que busca a construção de uma gestão de práticas de educação inclusiva e pacifista. Os resultados apontam que a violência no meio escolar se expressa de diferentes formas. Iniciativas de prevenção da violencia através da educação para paz têm contribuído para a melhoria das relações entre alunos e professores, sinalizando para a importância da intervenção nas estruturas sociais que reproduzem o fenômeno.
Descritores – Violência; cultura de Paz; meio escolar.
ABSTRACT – This article has resulted from an evaluation research of peace building experiences in eight municipal and state schools of Porto Alegre. The data analysis emerged from interviews with teachers who were participants in a value education training through VIVE project – Living Values in Education that seeks the construction of a management based on inclusive and peaceful practices. The results point out that violence within schools is expressed in many ways. Violence prevention initia-tives based on peace education have contributed to the improvement of relations between students and teachers, signalizing to the importance of the intervention in social structures that reproduce the phe-nomenon.
Key-words – Violence; peace culture; school environment.

Palavras-chave


Violência; cultura de Paz; meio escolar

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS