A aprendizagem por projecto na formação de educadores

Ana Isabel Andrade, Isabel Alarcão, Leonor Santos

Resumo


Na sequência da adaptação dos cursos de formação de professores, em Portugal, ao Processo de Bolonha, foi recentemente criada a Licenciatura em Educação Básica. A novidade que este curso constitui face ao esquema de formação tradicional requer: (i) a clarificação do que se entende por “educação básica” e do perfil profissional que lhe é adequado; (ii) a implementação de estratégias de formação que potenciem o desenvolvimento de uma competência educativa que se crê fundamental neste perfil. Na Universidade de Aveiro, a metodologia de projecto foi assumida como uma estratégia de formação adequada a este objectivo, ainda que tenha que ser adaptada aos constrangimentos legais a que a concepção do currículo deste curso esteve sujeita.

Descritores – Educação básica; metodologia de projecto; formação de educadores.

Palavras-chave


Educação básica; metodologia de projecto; formação de educadores

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ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


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