Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação

Graciela Rene Ormezzano

Resumo


Propondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos.
Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos.
ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses.
Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects.

Palavras-chave


Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos

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Educação

e-ISSN 1981-2582
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ÁREA CAPES - Educação
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