Tornar-se autor de si mesmo: a inserção do próprio autor na produção científica

Maria Lúcia Tiellet Nunes, Ana Cláudia Santos Meira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender o significado interno que pauta a forma como são escritos os trabalhos científicos. Esta forma pode constituir-se como um recorte e colagem de outros autores, ou pode apresentar – como sujeito central – o próprio autor que o redige. A primeira forma resulta num texto anônimo, em que aparecem as idéias alheias e muito pouco da participação do autor. A segunda forma já o coloca como o personagem principal que, com suas próprias idéias, pro-duz um texto criativo e de mais qualidade.
Descritores – Trabalhos científicos; autoria.
ABSTRACT – This paper aims at understanding the inner meaning that characterize the way how the scientific papers are written. This way can constitute itself as a copy of other authors, or can present – as the main subject – the very author that writes it. The first way results in an anonymous text in which the alien ideas and little of the author’s participation show up. The second way now places him as the main character who, with his own ideas, produces a creative and more qualified text.
Key-words – Scientific writing; authorship.

Palavras-chave


Trabalhos científicos; autoria

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS