Um estudo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças em situação de internação hospitalar

Maria Alcione Munhóz

Resumo


O presente artigo faz uma incursão em dois universos temáticos: Saúde e Educação, refletindo sobre os efeitos da internação hospitalar nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças em tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM. Este estudo vem an-corado em aportes teóricos do método Clínico de Piaget e o Nível da Lecto-escrita de Emília Ferreiro. A partir do enfoque pedagógico e lúdico, foi observado um significativo avanço nos estágios das operações mentais das crianças e uma superação no quadro das dificuldades de aprendizagem.
Descritores – Criança hospitalizada; aprendizagem; desenvolvimento infantil.
ABSTRACT – The following article makes an incursion in two thematic universes: Health and Edu-cation. It reflects about the effects of being admitted to hospital in the processes of learning as well as about the development of children in treatment in the Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. This study is based on theoretical subsidies of Piaget’s Clinic Method and Emilia Ferreira’s level of writing reading. In this way it is possible to analyze the results. From the playful and pedagogic ap-proach onwards, it was observed a significant advance in the stages of mental operations of children and an overcoming in the situation of learning difficulties.
Key-words – Hospitalized child; learning; childish development.

Palavras-chave


Criança hospitalizada; aprendizagem; desenvolvimento infantil

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS