Formação Continuada de Professores para a Diversidade

Vera Lúcia Messias Fialho Capellin, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


O objetivo desse estudo foi implementar e analisar um programa de formação continuada para 30 professores durante oito meses, utilizando como me-todologia aulas dialogadas, simulações, dinâmicas de grupos, vídeos e debates, articu-lando teoria e prática no interior de um modelo circular de ação-reflexão-ação. Em cada encontro, os professores elaboraram planos de ação para desenvolverem em sala. Como resultado, dos 28 professores que concluíram o projeto, 23 afirmaram notar mudanças em sala de aula, e o ganho maior dessa formação continuada foi minimizar a ansiedade encontrada em relação à expectativa da aprendizagem dos alunos que não caminham no mesmo ritmo dos demais (mas caminham), respeitando o seu processo, acreditando nas suas possibilidades.
Descritores – Formação continuada; inclusão; diversidade.
ABSTRACT – The goal of this paper was to introduce and analyse a program of continuous education to 30 teachers in eight months, using as methodology dialogued classes, simulations, group dynamics, videos and discussion, articulating theory and practice in circulating model of action-reflection-action. In each meeting the teachers elaborated action plans to be developed in classrooms. As a result, from the 28 teach-ers that finished the project they do, 23 affirmed to notice changes in classroom and that, the larger earnings of that continuous formation was minimize an anxiety found in relation to the expectation of the students' learning that don't walk in the same rhythm of the others (but of they walk), respecting his/her process, believing in their possibilities.
Descriptors – Continuous education; inclusion; diversity.

Palavras-chave


Formação Continuada

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS