A Educação de Jovens e Adultos na FACED – PUCRS: reconfigurando saberes

Salete Campos de Moraes, Maria Conceição Pillon Christofoli, Maria Inês Côrte Vitória, Jussara Margareth de Paula Loch, Susana Maria Reggini Huerga

Resumo


O presente artigo historiciza a criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA – da FACED/PUCRS. Procuramos mostrar como, a partir de um trabalho de extensão universitária voltada para a formação de professores alfabetizadores foi, paulatinamente, se configurando um Núcleo de Formação e de Pesquisa em EJA, com profunda e intensa atuação, tanto na comunidade acadêmica quanto em diversos municípios do Norte e Nordeste do país. Falamos, especialmente, dos efeitos e envolvimentos – quer seja no plano das políticas educacionais, quer seja das pesquisas acadêmicas ou no plano da formação de professores – que esse núcleo tem sentido/experimentado ao longo de dez anos.
Descritores – Educação de Jovens e Adultos; formação de alfabetizadores; reconfiguração de saberes.

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS