Formação docente em eja: o que dizem os/as autores/as de artigos

Tânia Regina Dantas

Resumo


Esta investigação assumiu como objetivo principal traçar tendências teóricas, divulgar temas e autores recorrentes, vertentes metodológicas acerca da produção acadêmica disponibilizada na Plataforma dos Periódicos Capes. Trata-se de uma abordagem qualitativa, como estado de conhecimento, sobre uma temática específica. A categoria “formação docente na EJA” se destaca, aportando vários subtemas como formação para a cidadania, formação de professores, de alfabetizadores, sujeitos da formação. Ressalta o avanço das temáticas sobre as tecnologias implicando em repensarmos o trabalho no cotidiano, a formação docente nesse novo modelo de educação na contemporaneidade.

 

 


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Formação de professores; pesquisas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.22, N. 40, p.95-103, jul./dez. 2013.

ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

CAMARGO, Poliana da S. A. Santos. Representações sociais de docentes da EJA: afetividade e formação docente. Revista Educação & Realidade, 01 December 2017, Vol.42 (4), p.1567-1589. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

CARRASCO, García. (Coord.). Educación de Adultos. Barcelona: Editorial Ariel, S.A. 1997.

CUNHA, Suzi Laura; DELIZOICOV, Nadir Castilho. A Concepção Freireana como aporte para a formação permanente de professores de EJA. Revista E-Curriculum, 2016, Vol.14(1), Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019

DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza; VITALIANO, Celia Regina; CARNEIRO, Relma Urel Carbone, 2013). Formação Inicial de Professores e Educação de Jovens e Adultos: possibilidades da Extensão Universitária. Revista Eletrônica de Educação, 01 December 2013, Vol.7(3), p.162-175. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019

DANTAS, Tânia Regina. Professores de Adultos: formação, narrativa autobiográfica e identidade profissional. 2009. 525f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2009.

DANTAS, Tânia Regina; ALMEIDA, Valcineide Santos. A formação nas pesquisas e no cotidiano escolar na EJA. In DANTAS, Tânia Regina; LAFFFIN, Maria Hermínia L.F.; AGNE, Sandra Aparecida A. Educação de Jovens e Adultos em debate: pesquisa e formação. Curitiba: Editora CRV, 2017, p.129-144.

DUQUES, Maria Luiza Ferreira; AMORIM Antonio. Revista Eletrônica de Educação. 2016;10(3):.41-57DOI 10.14244/198271991462. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos. A escolarização de alunos da EJA em turma especial em tempo de política de educação inclusiva. Política e Gestão Educacional, 01 February 2017, p. 15. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

FREITAS, Marinaide Queiroz; CAVALCANTE, Valéria Campos. Revista Perspectiva, 01 April 2014, Vol.32(1), p.93-109. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

GARCIA, CARRASCO, Joaquín (Coord.). Educación de adultos. Madrid: Editorial Ariel Educación, 1997.

MARQUES, Denise Travassos; GIUSTI PACHANE, Graziela. Formação de Educadores: uma perspectiva de educação de idosos. Revista Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2010, Vol.36(2), pp.475-490.

Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. La formación del professorado. Barcelona:Editorial Paidós, 2001.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; DANTAS, Tânia Regina. A pesquisa sobre a EJA na e da Bahia: aproximações e demandas teórico-metodológicas. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v.3, nº 6, 2015, p.147-173.

Disponível:https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2139/1478. Acesso em 17 de março de 2019.

LAFFIN, Maria Hermínia L.F. Manual de Orientações para a realização da pesquisa: Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos: a construção de um Glossário Eletrônico, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia, L.F; GAYA, Sidneya Magaly. Pesquisas e Estudos sobre Formação Inicial. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 01 May 2013, Vol.1(1), p.177-206. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

LATORRE, Antonio; RINCÓN, Delio del; ARNAL; Justo. Bases Metodológicas de la Investigación Educativa. Barcelona: Hurtado Ediciones, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 2008.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. (Coord.) Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.22, n. 40, p. 145-154.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, set./dez. p. 37-50. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2006, Brasil.

SERRANO da Silva, Giseli; MARTINS, Maria Sara Abdalla. Educação de Jovens e Adultos: a luta pelo desenvolvimento da cidadania. NUCLEUS, 2012, Vol.9(1), p.231-240. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

SILVA, C; SOUZA, C; CARMO, G, Educação de Jovens e Adultos e Novas Tecnologias da Informação: Uma Abordagem Educacional. HOLOS, 2016, Vol.32(2), p.312-325. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019

SOARES, Leôncio (Org.) Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

VENTURA, Jaqueline, BOMFIM, Maria Inês. Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos: O formal e o real nas Licenciaturas. Educação em Revista, 01 June 2015, Vol.31(2), pp.211-227. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br Acesso em 29.03.2019.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 535 – 554, maio/agosto. 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.34936

ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.