Pedagogia do Oprimido – um grito manso e de esperança

Valdo Hermes de Lima Barcelos

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atualidade e a pertinência da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Frente ao imenso legado freireano algo se pode considerar um consenso: uma grande dose de esperança em um mundo melhor. Esperança para Freire tinha que ver com o verbo esperançar. Nos tempos difíceis atuais da vida política brasileira, de surgimento de uma onda neoconservadora em todas as dimensões da sociedade, onde uns tantos propõem a expulsão de Freire e de seu legado das escolas e das universidades, há que aprofundarmos e atualizarmos a compreensão do legado freireano. Ou seja: aos que propõe “escolas sem partido” e expulsão de Freire, devemos responder com mais Freire e com mais democracia. Se tivéssemos conseguido fazer as proposições freireanas mais presentes em nossa educação, certamente que certos ressurgimentos obscurantistas teriam mais dificuldades para se instalarem em nossa sociedade.


Palavras-chave


Pedagogia do oprimido; Grito manso; Legado de esperança; Onda neoconservadora.

Texto completo:

PDF

Referências


BEISIEGEL, Celso de Rui. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FIORI, E. M. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2016.

FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: CORTEZ, 2003a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.10355

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108

FREIRE, P. El grito manso. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2003b.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992b.

FREIRE, P. La voz del maestro: Acerca de vivir, enseñar y transformar el mundo. Conversaciones con Edson Passetti. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33585

ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.