Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica

Renata Marcílio Cândido, Edna Martins

Resumo


Na atualidade, as políticas públicas educacionais têm amplamente divulgado a importância da participação das famílias na escola e tal relação tem sido cada vez mais estudada por pesquisadores interessados nos processos de escolarização de crianças. Nessa perspectiva, este trabalho buscou analisar uma experiência do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil realizado em Universidade Pública Federal, articulando as características específicas dessa organização de estágio curricular obrigatório às percepções dos residentes acerca das relações estabelecidas entre as famílias e as escolas no âmbito da escolarização da primeira infância. Os dados recolhidos foram organizados em categorias de análises que permitiram conhecer e analisar os modos pelos quais as instituições engendram suas relações no cotidiano escolar, especialmente as estabelecidas nas festas escolares, nos momentos de reuniões pedagógicas e na comunicação escrita entre as duas instituições.


Palavras-chave


Formação de professores. Estágio supervisionado. Relação família-escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28468

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