Agenciamento cartografia-garimpagem: um modo de produzir pesquisa em educação

Angelica Neuscharank, Alice Copetti Dalmaso, Marilda Oliveira de Oliveira

Resumo


Este texto apresenta o processo de elaboração de uma pesquisa em educação concluída em 2015, onde se discute o método agenciamento-cartografia-garimpagem. Trata-se de uma problematização sobre a performance da cartografia, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), e de Passos et al. (2015), que também se apropriaram deste conceito enquanto método. Busca-se, neste artigo, mostrar o processo de produzir uma pesquisa, não para ser aplicada, mas experimentada, pois o agenciamento cartógrafo-garimpeiro diz respeito a uma prática que fez do ínfimo a possibilidade de pensar e escrever, de compor uma pesquisa com os heterogêneos recolhidos a partir dos mais diversos lugares: da docência e da discência, nos encontros que temos com pessoas, coisas e leituras. Trata-se, afinal, de um percurso investigativo que acolheu os dados, ao invés de escolhê-los, de um guardar e agrupar impurezas encontradas no percurso cartógrafo-garimpeiro de pesquisar: uma seleção aos avessos.


Palavras-chave


Cartografia-garimpagem. Agenciamento. Pesquisa em educação.

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze [1988-1989]. Entrevistadora: Claire Parnet. Paris: Éditions Montparnasse. Realização de Pierre André Boutang.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 1. ed. São Paulo: Editora, 1995. 1 v.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1997. 2 v.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Entre sonho e vigília: quem sou eu? In: PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de Swann. Posfácio. São Paulo: Globo, 2006. 1 v.

HER. Direção: Spike Jonze. Los Angeles: Annapurna Pictures, 2013. Produção: Megan Ellison, Spike Jonze e Vincent Landay (126 min), son., color.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003

KASTRUP, Virgínia.. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Como “produzir clarões” nas pesquisas em educação? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 443-454, maio/ago. 2015.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed., Porto Alegre: Sulina, 2015.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de Swann. 3. ed. São Paulo: Globo, 2006a. 1 v.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: à sombra das raparigas em flor. 3. ed. São Paulo: Globo, 2006b. 2 v.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: Somoda e Gomorra. 3. ed. São Paulo: Globo, 2008.4 v.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: a prisioneira. 3. ed. São Paulo: Globo, 2011. 5 v.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: o tempo redescoberto. 3.ed. São Paulo: Globo, 2013. 7 v.

SILVA, Selma Gonzaga. Extração do ouro: uso do mercúrio e impactos ambientais, 2010.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20999. Acesso em: 24 maio 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia: Faculdade de Artes Visuais, 2004.

TÓTORA, Silvana. Devires minoritários: um incômodo. Verve, São Paulo, n. 6, p. 229- 246, jul./dez. 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26673

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS