Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana

Andressa Silva Pereira, Allan Rocha Damasceno

Resumo


O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças
humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da
modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.


Palavras-chave


Educação inclusiva. Educação Especial. Formação do(a) pedagogo(a).

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299

ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


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