Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental

Maria Lidia Sica Szymanski, Josiane Bernini Jorente Martins

Resumo


O presente artigo objetiva responder à questão: “O que revelam as pesquisas sobre a formação matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental?”. Com esse intuito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2004 a 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin) para examinar títulos, palavras-chave, resumos, objetos de estudo, procedimentos metodológicos e resultados. As pesquisas apontam lacunas na formação matemática desses professores. Além de políticas públicas que amparem os processos de formação inicial e continuada, recomendam-se aquelas que promovam a aprendizagem na educação básica, contribuindo para que os alunos cheguem à universidade com os conhecimentos matemáticos fundamentais.


Palavras-chave


Formação de professores. Educação matemática. Ensino fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22496

ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


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