O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais

Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Alonso Bezerra de Carvalho

Resumo


O panorama brasileiro da educação e também o do ensino da Ética reflete e perpassa as mudanças históricas, sociais, políticas e econômicas do nosso país. Este artigo pretende discutir como o ensino da Ética vem sendo tratado em nossas escolas, em especial no estado de São Paulo, do período da ditadura aos dias atuais. Analisaremos as medidas governamentais deste período e as políticas públicas implementadas na educação neste contexto social e político e que buscaram responder às solicitações da sociedade por uma educação que privilegiasse o desenvolvimento ético do ser humano. Para atingirmos este objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que presentaremos ao leitor, problematizando algumas destas questões na atualidade.


Palavras-chave


Educação. Ensino. Ética.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Diretrizes para a formação de professores: uma releitura. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. As relações interpessoais na formação de professores. São Paulo: Loyola, 2002. p. 44-63.

BRASIL. Constituição Federal. Texto completo de 1988. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 3. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais – Ética. Brasília, 1997. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2015.

COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos da educação básica no Brasil aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008.

CORTELLA, Mário Sérgio A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n.127, p. 357-377. 2014. Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2015.

GORDON, Thomas. Teacher effectiveness training. Nova Iorque: Randon House, 2003.

REZENDE, Maria José. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade 1964-1984. Londrina: UEL, 2001.

ROMANO, Roberto. As faces da Ética. In: MIRANDA, Danilo Santos (Org.). Ética e cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 39-50.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. 2. ed. atual. São Paulo, 2011. 152 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS