A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto

Soraia F. Dutra, Silvania S. Nascimento

Resumo


Este artigo aborda a relação museu e escola a partir da interação desses dois espaços sociais de vivências educativas. O estudo compreendeu uma análise diacrônica e outra sincrônica das práticas educativas do museu na relação com a escola. Foram analisadas as práticas educativas voltadas para o público escolar desenvolvidas no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Por meio de uma pesquisa em seus registros documentais que permitiu recuperar a historicidade das praticas educativas. Uma imersão no museu no ano de 2009 permitiu acessar os modos de apropriação do museu pela escola por meio de um estudo etnográfico das ações educativas do museu e foi complementado com entrevistas semi-estruturadas. As análises apontaram a visita escolar ao museu como uma vivência de um entre lugar que institui uma prática educativa híbrida capaz de potencializar e favorecer os processos de aprendizagem da cultura.


Palavras-chave


Cultura escolar. Cultura museu. Prática educativa híbrida.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994

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